Pará, terra do cacau





Em 22 de março de 1755, o Conselho Ultramarino, órgão administrativo responsável por deliberar sobre negócios da Coroa portuguesa nas colônias do Ultramar, consulta o rei D. José I sobre o pedido de Bulhões e Sousa, na época Bispo do Pará, que solicitava sessenta mil cruzados em cacau para as obras da Catedral de Belém. O ano, 1755, coincide com o período em que Antônio Landi, arquiteto italiano radicado na cidade desde 1753, assume a direção das obras da atual Catedral da Sé, sede da Arquidiocese de Belém.
O registro, entre outros que constam nos arquivos ultramarinos de Portugal, ilustra a importância histórica do cacau na formação territorial e econômica da Amazônia. Frederico Afonso, renomado pesquisador da CEPLAC e autor de “O cacau na Amazônia” (1979), retrata que, no início da década de 1730, o cacau já se tornara o principal produto de exportação da Amazônia, posição que continuaria a ocupar por mais de um século, tendo como principal via de exportação o Porto de Belém.
No Pará, o cultivo do cacau, fruto endêmico e nativo da região amazônica, ganhou forte destaque na última década, período em que a produção apresentou um crescimento anual contínuo, notadamente a partir da criação, em 2008, do Fundo Estadual de Apoio à Cacauicultura (Funcacau). Em 2016, com o cultivo em plena expansão, o Pará ultrapassou a Bahia como maior produtor de sementes de cacau do país.
Nos dias atuais, a história do cacau no Pará é contada por pequenos e médios produtores da região da Transamazônica, principal polo de cultivo, que engloba sete municípios, com destaque para Medicilândia, maior produtor de amêndoas do Brasil. Élido Trevisan (Fazendo Lindo Dia, km 76, Medicilândia), Elcy e Eunice Gutzeit (Fazenda Panorama, km 140, Uruará) e Darcírio Vronski (km 100, Medicilândia), que produz exclusivamente cacau orgânico, são alguns desses produtores que, juntamente com suas famílias, migraram para a região com a abertura da rodovia nos anos 1970 e são, hoje, referência no cultivo do cacau.
Com o título de capital nacional do cacau, Medicilândia é sede da primeira fábrica cooperativa de chocolate da Amazônia, a Cacauway, mantida pela Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (Coopatrans), composta por 40 cooperados que, por meio do manejo de sistemas agroflorestais (SAFs), produzem cacau de alta qualidade. A alta produtividade dos cacaueiros se deve, em grande parte, ao solo fértil da região, rico em manchas de terra roxa e presente ao longo dos extensos travessões e vicinais da Transamazônica.
Devido ao volume de produção, a lavoura cacaueira é uma atividade que gera empregos e movimenta a economia local, sem refletir, porém, no desenvolvimento dos municípios da Transamazônica. Nesse sentido, a carência de arranjos horizontais e verticais de produção e o grau elevado de transações informais, aliados à presença de uma estrutura de mercado que não favorece o desenvolvimento local, constituem enormes desafios para a região.
Frente a esses desafios, coloca-se como alternativa a fomentação do associativismo cooperativista já presente nessa porção de território. Ao se fortalecer o cooperativismo, aumentam-se as possibilidades de o produtor participar de novos mercados sem intermediários, por assim dizer, em detrimento da rede de atravessadores e do sistema de preços impostos por transnacionais que atuam na região.
A implantação de estruturas de beneficiamento apresenta-se também como alternativa, uma vez que, atualmente, quase toda a produção paraense é levada para o Nordeste para ser beneficiada na indústria da Bahia. No município de Ilhéus-BA, de um total de exportações no montante de US$ 233,15 milhões em 2017, 99,5% dos produtos exportados estão associados ao cacau e seus derivados (COMEX/MDIC, 2018).
Enquanto isso, segundo dados oficiais, Medicilândia desponta entre os cem municípios com pior índice de desenvolvimento humano municipal (IDHm) em todo o Brasil: 0,582. Sua infraestrutura urbana é precária e a renda per capita da população é três vezes inferior ao salário mínimo. A condição de maior município produtor de cacau do país não se reflete na qualidade de vida de seus habitantes.
Ao se chegar a Medicilândia, nada remete ao fato de que ali se encontra a capital nacional do cacau. Sequer existe, na entrada da cidade, um pórtico que faça referência a tão nobre título. Essa realidade precisa mudar.

Por Hyngra Nunes, Paula Zumero e Rodolpho Zahluth Bastos (PPGEDAM/NUMA/UFPA)

O texto original com o título “Terra do cacau” foi publicado no jornal Diário do Pará de 21/01/2018, caderno A, pág. 14.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balneário Floresta Park é um recanto natural, em Marituba

Diversão e muita água no Guará Acqua Park pela rota turística Belém-Bragança

Hangar recebe o rei da festa “Pitbull” nesta sexta